Vou contar um segredo pra vocês: quando eu era adolescente, o meu sonho era morar em um loft em Nova York. Eu seria uma arquiteta super bem sucedida e moraria sozinha (por motivos óbvios de espaço)… haha
Quando vi esse projeto, essas lembranças voltaram à minha cabeça. Lofts, historicamente, são apartamentos que foram convertidos a partir de espaços geralmente industriais. Convertiam-se os andares superiores das fábricas ou depósitos em apartamentos. Esse boom moderno começou nos anos 40 na área do SoHo em Manhattan. Mas só em 1970, depois de tantas conversões, é que aprovaram uma lei para esse tipo de moradia. Óbvio que os empreendedores imobiliários logo viram a oportunidade e começaram a construir apartamentos novos mas que tinham as características de um loft. E isso acontece até hoje. Muitos dos novos prédios são vendidos como loft, mas só têm características desse tipo de moradia, porque são prédios novos e não conversões.
Enfim, ao projeto:
Esse projeto, do escritório Specht Harpman tem, em planta, apenas 39,5m2, mas com um pé direito (altura do chão ao teto) de 7,5m, e que os arquitetos souberam aproveitar muito bem. A solução foi dividir esse espaço vertical em plataformas habitáveis, proporcionando todos os cômodos essenciais e ainda dando a impressão de um espaço aberto, espaçoso.
No piso inferior está a entrada e a cozinha e, subindo alguns degraus, a sala de estar. Acima, se encontra o quarto, que se projeta em balanço sobre a sala e é suportado por vigas de aço. Outra escada leva ao terraço-jardim no telhado.
Os espaços se conectam com fluidez, quebrando a ideia de cômodos separados e diferentes. Na verdade, a única porta dentro do apartamento é a do banheiro! Como o espaço é tão pequeno, cada centímetro deve ser bem utilizado. Por exemplo, embaixo da escada principal estão o banheiro e armários/gaveteiros. Na cozinha, todos os utensílios são embutidos e a bancada da cozinha se transforma no “coração” do sistema de entretenimento da sala.
Os materiais usados foram selecionados para enfatizar as características do projeto. O perímetro é claro, com o tijolo (existente) pintado e prateleiras. Os armários da cozinha e das escadas são laqueados de branco.
O quarto, em balanço, é revestido de madeira escura e é o espaço principal. O piso de madeira escura e os degraus das escadas dão continuidade ao espaço até o terraço.
Veja as fotos de antes da reforma:
Bom, eu sou completamente suspeita, eu adorei esse projeto!! As soluções para espaços pequenos são ótimas e o contraste entre claro e escuro foi aplicado com maestria. E vocês? Morariam ou já moraram em um loft? Gostaram das ideias para economizar espaço?
Todas as fotos via Design Milk